← Back to portfolio

Rinoplastia estruturada: entenda qual é a diferença

Published on

Rinoplastia estruturada: entenda qual é a diferença

Conheça uma nova técnica rinoplastia | Foto: Freepik

Entenda mais sobre a rinoplastia estruturada e suas especificidades

Muitas pessoas desejam realizar procedimentos estéticos no nariz, mas não entendem muito bem do assunto. A seguir, saiba como funciona a rinoplastia estruturada, procedimento que pode modificar a forma de seu nariz com resultados que possuem menos problemas a longo prazo, além de que é fundamental que seja realizado com um profissional qualificado.

O que é a rinoplastia estruturada?

A rinoplastia estruturada consiste em um tipo de cirurgia plástica que surgiu por volta da década de 1990, nos Estados Unidos, com o propósito de diminuir os casos de alterações nasais alguns anos após a cirurgia de rinoplastia convencional, que era uma demanda antiga dos pacientes que realizavam o procedimento, além de que a rinoplastia estruturada é considerada uma das melhores técnicas para rinoplastias complexas.

Durante a sua cirurgia, o profissional responsável pode fazer a interrupção dos ligamentos de cartilagem para realizar o molde das estruturas nasais alinhados ao desejo do paciente. Dessa forma, as estruturas de ossos nasais ou as cartilaginosas podem ser readequadas de acordo com o formato estético desejado e essa técnica permite que as estruturas do nariz sejam diminuídas ou até mesmo aumentadas.

Um dos aspectos que mais difere os métodos tradicionais da rinoplastia estruturada é que na estruturada o cirurgião utiliza cartilagem do próprio paciente, sendo retiradas do nariz, costela ou orelhas, para realizar os procedimentos de reforço das estruturas do nariz, permitindo que sejam feitas vigas que sustentarão as estruturas que foram moldadas pelo médico.

Diferença da rinoplastia tradicional para a estruturada

Da mesma forma como a rinoplastia tradicional (técnica mais comum, conhecida como redutora), a rinoplastia estruturada pode ser realizada em procedimentos secundários ou primários, seja por fatores funcionais ou estéticos.

Na técnica convencional, a cirurgia de remodelação nasal é realizada através de ressecções osteocartilaginosas, ou seja, são retiradas partes das cartilagens e dos ossos para compor o procedimento e, assim, é feito o estreitamento da base óssea. Porém, a longo prazo, existe a possibilidade do local em que foi realizada a cirurgia desenvolver alguns problemas, já que a falta de suporte na estrutura do nariz e a retração cicatricial podem comprometer os resultados almejados.

Na rinoplastia estruturada, é feita a remodelação nasal, mas ainda existe mais uma etapa no procedimento, onde são colocados pontos de fixação e cartilagem extraída do organismo do paciente. Assim, essa cirurgia permite esculpir e melhorar as funções do nariz, fortalecendo a sua estrutura e promovendo resultados mais duradouros, além de que o uso dessa cartilagem diminui o risco de rejeições do corpo.

Quando é indicada a rinoplastia estruturada?

A indicação da melhor técnica para cada paciente irá depender de um plano pré-operatório que seja bem traçado. A rinoplastia tradicional é bastante escolhida para aqueles que possuem cartilagens em bom estado, que permitem a sustentação e não precise de muitos enxertos.

Já a rinoplastia estruturada é mais escolhida quando existe a necessidade de realizar mudanças mais complexas, como nos casos de vítimas e traumas, que precisam de reforços na ponta do nariz e mais enxertos ao longo do procedimento.

Benefícios da rinoplastia estruturada?

Rinoplastia aberta estruturada pode ter vários benefícios | Foto: Freepik

Existem questionamentos se o procedimento de rinoplastia estruturada não é mais invasivo ou até mesmo desnecessário, porém essa técnica possui vários benefícios que impactam diretamente no resultado a longo prazo.

Após uma cirurgia desse porte, a estrutura do nariz sofre com os impactos de diferentes forças e que podem desencadear algumas deformações na modelagem feita pelo médico. Como exemplo dessas forças é possível citar:

  • Trauma causado pelas manipulações da cirurgia;
  • Peso da pele;
  • Vias aéreas menores e alteração na respiração;
  • Fibroses;
  • Envelhecimento natural do organismo e que diminui a força da cartilagem.

Esses fatores podem prejudicar a estrutura do nariz, na qual se não houver o devido reforço, pode ceder e causar algumas deformidades nasais, geralmente a longo prazo. Já a rinoplastia estruturada possui as seguintes características:

  • Modela os ossos e cartilagens de maneira mais simétrica;
  • Facilita a manipulação cirúrgica por separar a pele das cartilagens e estrutura óssea;
  • Fortalece a estrutura nasal por meio de pontos de fixação e enxertos;
  • Caso seja associada à procedimentos de hipertrofia dos cornetos ou correção de desvio de septo, pode ajudar na melhora da respiração.

Rinoplastia estruturada e outras técnicas

Caso você deseja realizar o procedimento não somente por estética, mas também para melhorar a função nasal, saiba que a rinoplastia estruturada pode ser combinada com outras técnicas, sendo que cada associação é feita de acordo com as necessidades de cada paciente. Alguns exemplos são:

  • Associada com septoplastia: o desvio de septo pode ser definido como um problema na estrutura que separa as fossas do nariz e é uma estrutura formada por cartilagem e o osso. Essa deformidade é provocada por microtraumas nasais, que podem acontecer desde quando somos bebês até a vida adulta. Quando esse desvio prejudica a qualidade de vida e saúde do paciente, devido à obstrução nasal crônica, é indicada a realização da septoplastia e que também pode ser feita com a rinoplastia estruturada;
  • Associada com procedimento para hipertrofia dos cornetos: esse problema é popularmente conhecido como carne esponjosa, que ocorre por causa de inflamações, normalmente por rinite, e resulta no aumento as conchas nasais, gerando a sensação contínua de entupimento do nariz. Neste caso, recomenda-se o tratamento de cirurgia endoscópica;
  • Associada com cirurgia para rinossinusite crônica: a rinoplastia estruturada também pode ser feita com o procedimento para rinossinusite crônica, que consiste em uma inflamação na região dos seios da face e do nariz, com duração média de mais de 12 semanas sem melhoras nos sintomas, gerando dores na região da face;
  • Associada com adenoidectomia: a adenoide é um órgão do sistema imunológico que fica atrás das cavidades nasais e o aumento desse órgão pode desencadear uma obstrução nasal crônica. O procedimento é indicado para adultos que não obtiveram melhora com a administração de medicamentos;
  • Associada com polipectomia: os pólipos nasais são tumores benignos que podem ocasionar problemas na respiração e na passagem de ar pelo nariz. Caso eles não apresentem redução com medicamentos e os sintomas continuarem, é recomentado a realização da cirurgia de polipectomia, normalmente feita por via endoscópica e que também pode ser associada com a rinoplastia estruturada.

Conheça o Dr. Renato Bittar

O médico Otorrinolaringologista Renato Bittar (CRM/SP 153694) é especialista na realização de procedimentos estéticos e corretivos na face, tratamentos de enfermidades nos ouvidos, nariz e garganta e cirurgias de rinoplastia, promovendo uma melhora na função e estética nasais. Para saber mais detalhes sobre o procedimento de rinoplastia estruturada e conhecer todos os serviços disponibilizados pelo Dr. Renato, acesse https://renatobittar.com.br/.