← Back to portfolio

Quais os tipos de inovação que uma clínica cirúrgica deve ter?

Published on

Quais os tipos de inovação que uma clínica cirúrgica deve ter?

Conheça meios de como atua a tecnologia na medicina | Foto: Freepik

Inovação hospitalar: saiba por onde começar

Conheça como funcionam alguns tipos de inovação hospitalar, além de como eles podem ajudar na gestão do centro cirúrgico, melhores atendimentos aos pacientes, automatização de processos, entre muitas outras vantagens!

O que é inovação na área da saúde?

Para mudar positivamente o modo no qual o seu hospital é visto, seria interessante realizar investimentos em alguns tipos de inovação hospitalar, que pode trazer mais cooperação entre a equipe e um melhor atendimento para os pacientes.

Assim, certos tipos de inovações podem proporcionar que a clínica se torne um local mais acolhedor e passe mais segurança para os pacientes, além de focar em uma melhora na gestão e organização do hospital, implantando soluções em um curto período de tempo e com ótimos resultados.

Optar por aderir alguns tipos de inovações pode desencadear um melhor desempenho para o sistema de saúde, otimizando essa área e refletindo em melhorias para áreas como prevenção, tratamentos, diagnósticos, educação, qualidade, divulgação e pesquisas, indo além de uma simples transformação digital nos hospitais.

Um exemplo desses novos tipos de inovação hospitalar se popularizou com a pandemia de Covid-19: a telemedicina. Essa forma remota de atendimentos ganhou destaque nesse setor, já que atua como uma alternativa ágil e segura para que as consultas pudessem continuar, mesmo à distância.

Sempre que falamos sobre tipos de inovação, relacionamos apenas às mudanças e atualizações tecnológicas, mas esse processo pode ir um pouco além disso, onde os profissionais conquistam espaço entre as práticas inovadoras, trabalhando com novas ferramentas e técnicas de gestão.

Outra mudança que também pode ser significativa é com relação aos feedbacks. Estabelecer uma cultura de feedbacks no ambiente profissional é importante para que compreendam o que é mais eficiente na rotina, além de proporcionar um sentimento de pertencimento dos profissionais.

5 tipos de inovação para sua clínica cirúrgica

Tenha inovações hospitalares por meio da Surge Map | Foto: Freepik

1 - Uso do big data para prevenir doenças de acordo com o histórico do paciente

O big data corresponde a uma base de dados de extrema importância para quem decide implantar alguns tipos de inovação na área da saúde. Com ele, é possível que as informações sejam coletadas, tratadas e analisadas com maior precisão e de uma maneira mais eficiente, desencadeando em melhores atendimentos, um bom armazenamento de dados e auxilio hospitalar desde a prevenção e diagnóstico de enfermidades até o seu tratamento, sendo que o diferencial do big data é que com ele é possível utilizar informações que subsidiam uma tomada de decisão.

As informações podem ser disponibilizadas a partir de aplicativos que realizam o monitoramento de diversas atividades dos pacientes e o armazenamento de seus prontuários médicos digitais, com dados relevantes, resultados de exames e sistemas de alertas em tempo real.

O big data é um dos principais tipos de inovação hospitalar que permite a prevenção de doenças de acordo com o histórico familiar de cada paciente, melhorando cada vez mais a precisão nos atendimentos, já que utiliza pesquisas genômicas e promove um trabalho personalizado no ramo das prevenções.

2 - Telemedicina e consultas remotas

Tecnologias wearables e sistemas de monitoramento permitem que consultas e atendimentos médicos sejam bem sucedidos de forma remota. Nesse tópico de nossa lista de tipos de inovação hospitalar, é possível compreender que sua principal função é que os pacientes sejam verificados pelos profissionais sem sair de casa, conversando sobre como estão seus sinais vitais e quais os sintomas de incômodo. Assim, o médico pode realizar os diagnósticos e dar orientações aos tratamentos de maneira simples através da telemedicina.

Uma inovação ainda maior na telemedicina promete abrir a possibilidade de realizar cirurgias também de maneira remota, através de um sistema robótico que atua com o suporte da equipe local, mas que é comandado a distância por um profissional que controla os “braços” desse robô.

3 - Inteligência artificial e robótica

O setor da robótica já é um dos principais tipos de inovações que é testado em hospitais de vários lugares do planeta, com a função de realizar operações remotas e precisas. Além disso, a evolução tecnológica da inteligência artificial permite um cenário ainda mais favorável para os próximos anos.

A expectativa para o futuro é que essas inteligências possam servir de apoio para os profissionais nas pesquisas de medicamentos, novos tratamentos e até mesmo avaliando riscos ao longo de um processo cirúrgico, visando salvar mais vidas, aumentar a segurança do paciente, melhorar a gestão hospitalar e o bem-estar da população.

4 - Agendamentos pela internet

Fazer agendamentos via internet é uma tendência entre alguns tipos de inovação hospitalar que está sendo cada vez mais popularizado, disponibilizando esses serviços aos pacientes através de aplicativos ou portais online. Além disso, ele facilita a confirmação de consultas, o que pode diminuir os prejuízos operacionais e financeiros que seriam causados por ausências.

Essa mudança tem ocorrido de forma rápida entre aqueles que trabalham com atendimentos médicos, desencadeando uma transformação tecnológica na área de gestão hospitalar, já que essa forma de agendamentos automatiza o gerenciamento dos turnos e horários, organização dos leitos e integra esse controle a um sistema que tem supervisão do gestor.

5 - Utilização de impressoras 3D

As impressoras 3D normalmente são utilizadas na criação de objetos sólidos a partir de plástico ou resinas sintéticas, mas no setor da saúde, elas podem ser utilizadas para criar próteses, talas para imobilizar ossos fraturados, ossos para cirurgias, entre outros. No futuro, espera-se que seja possível imprimir também órgãos para transplantes, vasos sanguíneos, células-tronco embrionárias e tecido cardíaco.

Como inserir essas inovações?

A Surge Map é uma plataforma tecnológica que proporciona uma nova visão dos centros cirúrgicos, muito mais seguros, com ações mais eficientes, um melhor controle financeiro e otimização dos processos e da produtividade da equipe. Ela disponibiliza alguns tipos de inovação hospitalar que são essenciais na melhoria da gestão, fornecimento e integração de dados nas instituições de saúde, além de garantir mais eficiência no agendamento de centro cirúrgico. Para conhecer mais detalhes dessa plataforma que pode lhe ajudar a inserir inovações no seu ambiente profissional, acesse o site https://www.surgemap.com.br/.