← Back to portfolio

Piometra em gatos: saiba o que é e como curar

Published on

Piometra em gatos: saiba o que é e como curar

Entenda como curar piometra em gatos | Foto: Freepik

Piometra em gatos: entenda mais sobre a doença

Conheça, a seguir, os principais detalhes de como ocorre a piometra em gatos, uma infecção que pode ser bastante perigosa para o seu animal e entenda como a castração pode ser muito importante na prevenção dessa doença.

O que é piometra em gatos?

O significado de piometra vem da língua grega, onde “pyon” é pus e “mētra” é útero. Dessa maneira, a piometra em gatos se trata de uma infecção que ocorre no útero das gatas por causa de alternações hormonais, sendo considerada uma doença grave e que precisa de bastante atenção. A doença pode ser classificada em dois tipos, dependendo de suas características:

  • Piometra aberta: Ela pode ser classificada como aberta quando o útero da gata está aberto. Aqui, pode ocorrer secreção de líquidos, além de normalmente não afetar gravemente o animal;
  • Piometra fechada: Neste caso, um grande volume de líquidos fica acumulado no útero, que está fechado, e isso pode desencadear consequências mais graves para a gata.

Causas da piometra em gatos

Antes de compreendermos as principais causas da piometra em gatos, é necessário conhecer seu ciclo reprodutivo. No período do cio, o organismo da gata sofre várias alterações para ficar preparado para uma possível gestação.

Uma das principais alterações está relacionada ao hormônio da progesterona, que diminui as defesas naturais do útero e a resposta imunológica do animal para que não ocorra um ataque aos possíveis fetos, além de fechar o colo do útero, inibir movimentos de contração e aumentar a secreção de líquidos dentro do útero da gata.

Porém, nem sempre ocorre uma gestação e a progesterona em excesso promove o cenário ideal para o surgimento de infecções bacterianas, onde a bactéria E. coli é a causadora da piometra em gatos. Assim, com poucas defesas, muita secreção e o útero fechado, essas bactérias possuem bastante facilidade de se espalhar para outros locais do organismo.

A concentração da progesterona no sangue normalmente não chega em níveis tão altos com frequência, sendo uma doença um pouco mais comum em cadelas, mas que também pode acometer gatas.

Os animais que receberam medicamentos como injeções abortivas baseadas em estrogênios ou pílulas anticoncepcionais com progesterona estão mais propícios ao desenvolvimento da piometra em gatos e não é recomendado utilizar esses tipos de medicamentos. Essa doença também pode ocasionar um rompimento do útero, o que coloca em risco a vida de sua gata, do mesmo modo como a ruptura do apêndice em humanos.

A piometra em gatos é rara?

Durante o cio das fêmeas de diversas espécies, é comum que haja o aumento nas taxas de progesterona, mas isso acontece de forma um pouco diferente com as gatas, já que sua ovulação só ocorre depois do coito.

Somente desse modo que irá se observar um aumento nos hormônios que preparam o organismo para a gestação. Como o nível de progesterona só subirá caso a gata cruze, a doença só poderá se desenvolver quando não acontece fecundação, mas como geralmente elas engravidam após o coito, essa infecção é considerada rara.

Porém, de acordo com veterinários, os casos dessa doença têm aumentando nos últimos anos, devido ao uso de anticoncepcionais, que desregulam as taxas hormonais do corpo da gata, com o objetivo de impedir futuras gestações mesmo com relações sexuais.

Com essa desregulação nos hormônios, o animal pode apresentar um aumento de progesterona no organismo, criando uma situação propícia para a piometra em gatos. Dessa forma, de acordo com estudos, uma das principais causas dessa doença atualmente está relacionada aos anticoncepcionais.

Sintomas da piometra em gatos

Identificar os sintomas da piometra em gatos pode ser um desafio, já que eles são animais bastante independentes, que normalmente não demonstram quando estão sentindo algum incômodo ou dor, além de que essa infecção é difícil de ocorrer e muitas vezes pode ser confundida com outras doenças. Os principais sintomas da piometra em gatos podem variar de acordo com o tipo da doença, aberta ou fechada:

  • Aberta: Febre, diarreia, vômitos e secreção vaginal com um odor bastante forte e que pode ter coloração amarela, avermelhada ou marrom;
  • Fechada: Diarreia, febre, vômitos, apatia e falta de apetite.

Caso a piometra seja do tipo fechada, sua identificação fica mais difícil, pois não apresenta secreção. Por esse motivo, é muito importante procurar um médico veterinário caso note que seu bichinho está com algum dos sintomas acima, já que ambos os tipos da doença podem ser graves e precisam de atendimento o mais rápido possível.

Como prevenir piometra em gatos?

Castrar o animal é importante para prevenir doenças | Foto: Pixabay

Como sempre queremos o melhor para a saúde pet, é fundamental compreendermos que eles apresentam necessidades diferentes das nossas. Assim, os veterinários são sempre as pessoas mais experientes nesse assunto e esses profissionais concordam que a castração é uma boa maneira de cuidar e prevenir doenças em seu animal. A castração evita uma gravidez indesejada, mas também pode servir como prevenção de várias doenças, incluindo a priometra em gatos e até alguns tumores.

Diagnóstico e tratamento da piometra felina

Para diagnosticar a piometra em gatos, o veterinário precisará fazer uma análise dos sinais clínicos, levando em consideração o histórico do animal e os sintomas que está apresentando. A realização de exames pode ser necessária em alguns casos, como análise da secreção vaginal, ultrassom, colheita de sangue para identificar se outros órgãos foram afetados pela progressão da doença, além de radiografia e ecografia abdominal para confirmar o diagnóstico.

O melhor tratamento para a piometra em gatos não é feito com o uso de medicamentos, mas sim com a castração da gata e remoção total de seu útero, sendo este um processo bem seguro e recomendado pelos profissionais, deixando o animal protegido de infecções. Porém, certas vezes é necessário que seja feita a internação do bichinho, com a administração de antibióticos e soro para que o quadro se estabilize até que seja feita uma cirurgia.

Conheça a Porto.Pet

A Porto.Pet oferece as melhores soluções para você que sempre deseja o melhor para o seu animal, sendo uma referência no ramo de serviços veterinários e planos de saúde para o seu pet, que são fundamentais para prevenir e tratar a piometra em gatos. Trabalham com profissionais qualificados e seu objetivo é proporcionar um melhor bem-estar para a saúde de seu bichinho. Para saber mais, acesse o site https://porto.pet/.