← Back to portfolio

Impacto das queimadas a longo prazo

Published on

Impacto das queimadas a longo prazo

Entenda como as queimadas podem ser prejudiciais | Foto: Pixabay

Entenda os impactos das queimadas nos solos e na saúde das pessoas futuramente

Conheça quais são as principais motivações para ocorrer as queimadas e os incêndios, sabendo como eles podem afetar a vida e a saúde da população, além das consequências desse problema tão recorrente e que promove graves perdas ao meio ambiente, destruindo parte de biomas importantes do nosso país, além de afetar a biodiversidade do planeta.

Como as queimadas afetam a humanidade?

Já possuem estudos científicos que comprovam que a poluição atmosférica pode causar diversos efeitos negativos para a saúde da população em geral. Os efeitos causados pela emissão de gases a partir da queima de biomassa ainda não foram muito estudados, mas também podem afetar um grande número de pessoas, principalmente em países que estão em desenvolvimento, nos quais as queimadas são práticas que estão frequentemente presentes. Além disso, os incêndios no Cerrado ou em locais com florestas, têm uma maior incidência no período de inverno, já que o pouco volume de chuvas contribui para uma perda da umidade nos vegetais e propõe o cenário ideal para queimadas que fogem do controle.

Tais conhecimentos são muito importantes para definir políticas de controle eficazes e promover o estabelecimento de padrões de qualidade do ar para os casos de incêndios e queimadas. Esse monitoramento é fundamental para conseguir dados e controlar a qualidade do ar das cidades nos casos de queimadas, já que as medições comuns não conseguem detectar todas as taxas de grandes concentrações de poluentes em um curto espaço de tempo.

Como se tratam de situações bastante dinâmicas, os estudos dessa área precisam estabelecer uma maior inclusão dos países não-desenvolvidos. Para o futuro, também existe a necessidade de ampliar e aprofundar os estudos sobre as consequências das queimadas para a saúde, visando melhores tratamentos e medidas de prevenção, além do questionamento sobre como a poluição do ar pode afetar aqueles que já possuem algum problema de saúde. Por enquanto, algumas questões ainda permanecem, mas o fato é que um grande número de pessoas está exposto a esses riscos de problemas de saúde, principalmente no sistema respiratório.

Há muito tempo que as queimadas são usadas como um tipo de técnica agrícola para remover a vegetação original e deixar o solo preparado para um futuro plantio ou para formar pastagem. Essa técnica ainda continua sendo utilizada nos dias atuais, já que é bastante barata e rápida, além de que as cinzas podem ser consideradas um tipo de adubo natural utilizado para fertilizar o solo.

Porém, as queimadas ainda são muito prejudiciais, afetando a biodiversidade do local, o solo, a saúde da população e muito mais. Assim, foram elaboradas leis que controlam essas atividades em relação ao meio ambiente, mas infelizmente ainda ocorrem muitos casos ilegais em grandes áreas, como queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal.

De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as destruições causadas pelas queimadas no Brasil chegaram à 113.743 km², durante um período entre janeiro e agosto de 2019.

Dentre outras causas das queimadas, é possível citar:

  • Desmatamento: Vegetações de pequeno porte são queimadas para facilitar o corte de árvores maiores;
  • Colheita de cana-de-açúcar: Técnica ainda utilizada hoje em dia e consiste em queimar os canaviais para limpar o terreno, facilitando o corte da cana;
  • Vandalismo: Vários incêndios acidentais ocorrem após pessoas jogarem bitucas de cigarros em terrenos abandonados ou às margens de estradas e rodovias, por exemplo;
  • Fogos de artifício e balões: Esses artefatos são muito famosos por serem usados em comemorações, mas eles podem cair em áreas de vegetação e causar incêndios (queimadas causadas por negligência);
  • Disputas de terras: Algumas queimadas intencionais são provocadas por disputas entre proprietários de terras (queimadas criminosas);
  • Escassez de chuvas: Em regiões que sofrem com a falta de chuvas, é comum que ocorram incêndios provocados por esse clima e pela baixa umidade do ar.

Quais são os prejuízos das queimadas ao meio ambiente?

As queimadas resultam em graves consequências ao ecossistema | Foto: Pixabay


O número de queimadas em nosso país vem tendo um grande crescimento nos últimos anos. De acordo com WWF-Brasil, em 2019 foi observado um aumento de 150% nos incêndios, em comparação ao ano anterior, na Amazônia. No ano de 2019, a área devastada atingiu 43.753 km², enquanto em 2018, as estatísticas indicaram 17.553 km². Já no Pantanal, de acordo com o INPE, houve um aumento de 189% das queimadas no primeiro semestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. No Cerrado, a realidade também não é muito diferente, no qual foi o bioma mais afetado de 2019, com uma devastação de 63.698 km² causada pelas queimadas, segundo o INPE.

Em qualquer que seja o bioma afetado, as queimadas e os incêndios provocam consequências muito graves e que merecem atenção. Elas se enquadram em ações humanas que resultam em um grande impacto ambiental. A seguir, estão listadas as principais consequências negativas causadas pelas queimadas e seu desequilíbrio ecológico:

  • Diminuição da biodiversidade do local afetado;
  • A retirada da cobertura vegetal que favorece o surgimento de erosões;
  • O pH do solo aumenta;
  • Surge uma piora na qualidade do ar com a fumaça das queimadas;
  • Os microrganismos que estavam presentes no solo são destruídos;
  • Diminuição nas taxas de matéria orgânica no solo afetado;
  • A capacidade de infiltração de água no solo também é comprometida e reduzida;
  • Os lençóis freáticos sofrem uma redução no reabastecimento;
  • Ocorre um aumento nas taxas de concentração de gás carbônico na atmosfera;
  • Muitas pessoas desenvolvem doenças respiratórias por causa da grande quantidade de gases e partículas nocivas presentes no ar;
  • Patrimônios públicos e privados, como casas, cercas, redes de energia elétrica, sofrem alguns danos;
  • O aquecimento global é agravado, resultando em um aumento da temperatura do planeta.

Pelas razões que foram abordadas anteriormente, é muito importante que as leis sejam cumpridas e que as queimadas sejam monitoradas e combatidas sempre que necessário.